domingo, junho 28, 2009

2012 - Se o mundo acabou quem vai contar a história do fim dos tempos?

Mais um filme de fim do mundo!



Muita ação e pouco conteúdo. Fiquei com uma pulga atrás da orelha pela participação de John Cusack nesse filme. Acostumado a escolher os papéis mais legais de filmes mais legais ainda, 2012 foge completamente do estilo dos filmes protagonizados por ele.

Se todo mundo morrer no final, o filme, pelo menos, vai convencer mais que outras histórias do gênero.


quinta-feira, junho 25, 2009

10 filmes concorrerão ao Oscar de Melhor Filme em 2010

Os organizadores do Oscar anunciaram, nessa semana, uma proposta para ampliar a lista de indicados a Melhor Filme de cinco para dez filmes. A justificativa para a decisão, segundo o presidente da Academia, Sid Ganis, é "lançar a rede mais longe" e estender à disputa a outas gêneros de filmes, como animação e documentários.
Nos últimos anos, a Academia vem sendo criticada em razão dos filmes indicados à categoria, nos últimos anos: dramas, restritos ao público adulto e a cinemas de arte. Exemplo claro disso foi a edição dessa situação foi a edição desse anos que teve filmes como o drama político Frost/Nixon e o Leitor concorrendo à principal premiação, enquanto o campeão de bilheterias, Batman - O Cavaleiro das Trevas - ficou fora da disputa. Segundo os especialistas, a falta de conexão entre os indicados ao Oscar e o público típico de cinema seria a principal causa da queda da audiência da premiação nos últimos anos.
Entretanto, Ganis afirmou que o fato audiência não foi crucial na decisão da Academia, já que, neste ano, a cerimônia foi assistida por 36 milhões de pessoas só nos EUA. Ele bservou também que a indicação de 10 filme representa um retorno ao passado do Oscar. No final dos anos 20, eram 10 indicados á categoria de melhor filme. "Voltamos às nossas origens, aumentando a competição para honrar 10 grandes filmes lançados em 2009." Abobrinha pura!
A decisão da Academia é, na minha opinião, bastante equivocada e tornará o prêmio mais questionável do que de fato já é. Quais os critérios de escolha a Academia levará em conta paa escolher os 10 "oscarizáveis"? Assino embaixo do que disse Chico Fireman: "Conseguir uma vaga para disputar o prêmio principal vai virar algo banal ou, no mínimo, menos nobre."

Savassi Festival 2009

O Savassi Festival deste ano promete! Pelo menos, no que depender das instalações, o arquiteto e cenógrafo Paulo Waisberg prentede deixar o ambiente inovador. Para desenvolver a ideia deste ano, o Café com Letras (organizador do evento) precisa de 64 monitores antigos, aqueles tartarugas, que (quase) ninguém usa mais. Como forma de agradecimento aquele que doarem os seus monitores, o Café com Letras convida para uma cerveja.

Para colaborar com o conceito, é só deixar o monitor no Café com Letras. O telefone para informações é (31) 3225-9973.

quarta-feira, junho 24, 2009

4ª CineOP

A quarta edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto teve encerramento ontem à noite. Segundo a produção do evento, foram exibidos ao todo 71 filmes (longas, médias, curtas em filme digitais e película) em 31 sessões, dividas nos três espaços da cidade de Ouro Preto. Mais de 20 mil pessoas acompanharam a programação da mostra, que teve duração de seis dias.

Um dos destaque do evento foi a segunda Assembleia Geral realizada pela Associação Brasileira de Preservação Audivisual (ABPA), que vai ser a interlocutora com os governos estaduais e sociedade para as questões relativas à preservação do audiovisual brasileiro. Segundo o boletim divulgado pelos produtores da Mostra, os integrantes da ABPA juntamente com os participantes do 4° Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros divulgaram a Carta Ouro Preto 2009. Na carta, constam "demandas e considerações a respeito do estado do patrimônio audiovisual brasileiro e da atuação da Associação junto aos órgãos públicos e sociedade civil, dando prioridade às situações delicadas pelas quais passam a Cinemateca Capitólio, do Rio Grande do Sul, e o CRAv – Centro de Referência Audiovisual, de Minas Gerais".

Fotografia de Alexandre Mota/Dilvulgação

Além de se destacar como fórum nacional de patrimônio, outro sucesso da programação do 4° CineOP foi a presença de convidados franceses, como parte das comemorações do Ano da França no Brasil. A estreia nacional do cine-concerto Le Rendez-Vous du Sam'di Soir lotou o Cine Vila Rica, um dos espaços onde realizava a mostra. Mais de 600 pessoas se emocionaram com a exibição de três clássicos de curta metragens franceses com acompanhamento musical ao vivo. A sessão se propunha relacionar à tradição do cinema mudo do início do século XX e que já havia sido realizado com sucesso em algumas cidades francesas.

Fotografia de Netun Lima/ Divulgação

A 4ª edição do evento teve como tema o sucesso e as estratégias do cinema brasileiro nos anos 70. A atriz Zezé Motta foi homenageada como símbolo da mulher no cinema do período.

Aproveito para lembrar que outubro é a vez de Belo Horizonte. A Mostra CineBH 2009 acontece entre dos dias 15 e 20 de outubro, na capital mineira.

terça-feira, junho 23, 2009

Alice in Wonderland

Divulgadas as primeiras fotografias de Alice in Wonderland, adaptação de Tim Burton para o livro de Lewis Carrel. As fotos são lindas e bastante conceituais. Bem a cara de Tim Burton.






Segundo o produtor do filme, Richard Zanuck, as filmagens terminam em dezembro. O filme deve estrear em março de 2010 em formato 3-D.

domingo, junho 21, 2009

Um filme de um homem só



Parece história de filme, mas não é. Para aqueles que acreditavam que (re) filmar os grandes clássicos do cinema e colocar as cópias caseiras disponíveis para locação era uma ideia exclusiva do excelente Rebobine, por favor (Michel Gondry), um cidadão de Nova York acaba de aderir a proposta. Zachary Oberzan, um sujeito de 35 anos, fez sua própria adaptação do romance First Blood (que deu origem à séria Rambo), e o melhor (!), sem a ajuda de ninguém. Se em Rebobine, por favor, Jerry (Jack Black) e seu amigo (Mos Def) contavam com ajuda de seus vizinhos na produção, direção e atuação dos personagens, Zachary Oberzan fez tudo sozinho. Ele produziu, roteirizou, dirigiu a interpretou todos os personagens. O filme também teve um único cenário, o apartamento de Zachary e saiu por algo em torno de US$ 96. Detalhe: O sujeito levou oito meses para filmar o cronograma foi ditado pelo tamanho do cabelo do protagonista. Ele começou pelo final, quando o protagonista ainda estava com cabelo grande. A versão criada por Zachary recebeu o nome de Flooding with Love for the Kid e foi exibido em um bar de Nova York para uma plateia de 12 pessoas.

O lance é tão tosco, mas tão tosco que chega a ser hilário! É de dar inveja a Hermes e Renato.

Dica do Ricardo Calil.

sábado, junho 20, 2009

4° CineOP

"Hoje eu quero o amor, o amor mais profundo/eu quero toda beleza do mundo/para enfeitar a noite do meu bem"

Foi, assim, cantando o clássico A noite do bem, de Dolores Duran, que a atriz Zezé Motta agradeceu a homenagem prestada por Cacá Diegues na abertura da 4ª edição da Mostra de Cineme de Ouro Preto. Segundo boletim enviado pela Universo Produção (organizadora da mostra), a atriz subiu ao palco do Cine Vila Rica acompanhada do cineasta, Cacá Diegues, seu grande parceiro e amigo, com quem fez o filme Xica da Silva, uma das melhores bilheterias da década de 70. Cacá disse que a obra não seria possível sem Zezé: “Com Zezé ganhei não apenas uma atriz, mas uma irmã generosa. Quando me perguntam o que eu quero para o Brasil, digo que o Brasil devia ser a cara da Zezé Motta. Zezé é a rainha do Brasil”. A atriz disse que palavras lhe faltavam e que tentaria agradecer da melhor maneira que pudesse. Para a supresa daqueles que estavam presentes, Zezé Motta cantou uma versão cappella de A noite de meu bem, dedicando a música ao cinema brasileiro.

*

O destaque da noite de domingo será a estreia nacional do cine-concerto Le Rendez-Vous du Sam’di Soir, parte da programação do Ano da França no Brasil. O evento, segundo boletim da mostra, "consiste na exibição de três clássicos curta-metragens franceses – Sur un Air de Charleston (1926) e La Petite Marchande d’Allumettes (1928), de Jean Renoir, e Entr’acte (1924), de René Clair – com acompanhamento musical ao vivo por Marco Pereira das Neves, Celine Benezeth e Máxime Roman, em uma sessão que remete à tradição do cinema mudo do início do século XX e que já foi realizada com sucesso em diversas cidades francesas". Vale muito a pena!

*

A 4ª edição do CineOP ocorre entre os dias 18 e 23 de junho, na cidade de Ouro Preto. A mostra acontece em três espaços da cidade:
o Centro de Convenções, onde está instalada a sede do evento e o Cine-Teatro; a Praça Tiradentes, com o Cine-Praça e o Cine Vila Rica.

sexta-feira, junho 19, 2009

A não obrigatoriedade do diploma de Jornalismo: a discussão está na direção errada

Peço desculpas a meus leitores para, mais uma vez, fugir do assunto abordado e manifestar minha opinião favorável à decisão do Supremo Tribunal de Justiça em votar pela não-obrigatoriedade do diploma de Jornalismo. Como jornalista formada recentemente não poderia deixar comentar sobre assunto. Prometo ser breve e direta, afinal de contas me falta tempo para um artigo mais extenso, porém gostaria de deixar registradas as minhas palavras. Quem sabe em uma outra oportunidade não aporfunde mais sobre o assunto?
Chega de nariz de cera e vamos ao lead!

Aqueles que me conhecem já sabem que tenho a mesma opinião daqueles que acham que o diploma de jornalismo não deve ser exigido. Técnicas jornalísticas são relativamente fáceis de serem aprendidas e, sinceramente, não são quatro anos dentro de uma universidade, muitas vezes alienada e alienante, que transformarão o universitário em um verdadeiro jornalista. O jornalismo se aprende muito mais na prática. Não foram as aulas de TV e vídeo que me ensinaram de produção em televisão, mas muito mais o meu estágio de seis em uma produtora de vídeos. Não é simplesmente um diploma que vai mostrar a competência de alguém. O Juca Kfouri - só pra citar um exemplo - está aí pra provar isso. O cara, minha referência na profissão é formado em Ciências Sociais. Além disso, quantos jovens medíocres (desculpe a minha franqueza, mas sejamos realistas) saem das faculdades de Jornalismo a cada semestre?
A discussão, a reivindicação, na minha opinião, está no lugar errado, é totalmente equivocada. Ela deveria se direcionada a um outro ponto, na minha opinião, muito mais útil para o fortalecimento da profissão, que vem perdendo sua credibilidade a cada ato, vamos dizer, esdrúxulo, cometido pela imprensa brasileira, só para ficar por aqui mesmo. Ao invés da Fenaj e dos sindicatos estaduais de jornalistas se concetrarem na panflatagem por que não se dedicarem à luta pela criação de um Conselho de Jornalismo? Seria um entrave à liberdade de imprensa? Sinceramente, acho que não. É preciso estabelecer limites para o exercício da profissão, lutar pela abolição das câmeras ocultas, do "achismo", do jornalista se achar o porta-voz de uma verdade incondicional. É preciso se discutir a Ética acima de tudo. Faço minhas as palavras, um pouco duras, que alguém me disse ontem: "Jornalista tinha que ter o registro cassado assim como os médicos têm em caso do descumprimento de alguma obrigação".
Enquanto o presidente da Fenaj e os sindicalistas estão lutando pela obrigatoriedade do diploma, o piso salarial dos jornalistas é risível.

quinta-feira, junho 18, 2009

Imaginautas no Palácio das Artes

Depois de uma temporada de uma semana pelo Café com Letras, o coletivo de Fotografia Criativa e Vídeo Experimental Imaginautas promove um workshop no Palácio das Artes. O evento acontece a partir do dia 22 de junho e vai até o dia 27, quando acontecerá o Happening Hours_Mostra Coletiva de Artes.

Para quem não conhece a proposta do Imaginautas, vale a pena dar uma entrada no blog. Mas já adianto que as ideias e ações do coletivo são bacanudas!

>>

Abaixo, você pode assistir um dos vídeos de Ghstavo Távora, um dos idealizadores do Imaginautas.



Projeto HoraBlogs!

Depois de algum tempo sem aparecer por aqui, retorno às postagens com algumas novidades bem bacanas em relação à blogosfera, que andava meio apagadinha depois da febre Twitter.

Aconteceu, ontem, no Café com Letras o HoraBlogs! O projeto, que torço muito para vingar, é uma iniciativa do coletivo Imaginautas. A ideia é promover uma ação de incentivo "à socialização de ideias e comunicação em informática, que promova a reunião de blogueiros para a apresentação de suas criações e ideias". Em outras palavras, trazer as pessoas que se interagem no espaço virtual para o espaço físico de convivência.


E, eu, enfrentei meio pânico de falar em público (nervosismo e gaguices à parte até que fui bem), e estive no evento para apresentar o Estrela Torta e discutir um pouco sobre a importância da blogosfera e outras ferramentas de socialização na internet. Além do Estrela Torta, mostrei também o blog making of do meu projeto de conclusão de curso (Projeto Blogs: uma experiência de mediação cultural em blogs de cultura urbana). O pessoal se mostrou bastante interessado na pesquisa. Massa demais!

Fiquei surpresa e bastante satisfeita em saber que a blogosfera já não é mais uma exclusividade de profissionais da área de Comunicação. O blog Ecomeninas, desenvolvido por advogados especialistas em Direito Amabiental, foi o que mais me despertou atenção e já tem certo destaque na blogosfera.

Os outros blogs também muito legais você confere clicando aqui.

No mais, gostei bastante do pessoal e enfatizo, mais uma vez, que gostaria que o projeto continue acontecendo.

segunda-feira, junho 01, 2009

Divirta-se

Como tenho quase certeza que devo deixar meus leitores sem atualizações durante mais uma semana devido ao número de trabalho acumulado e à uma certa falta de paciência com computadores ultimamente, deixo uma brincadeira para aqueles que são muito cinéfilos.

Ache 50 nomes de filmes escondidos na pintura. Ah, lembrem-se que os títulos devem vir em inglês.


Dica do João André, do Grupo de Cinema, do qual eu participo.

 
Creative Commons License
Estrela Torta by Juliana Semedo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License
BlogBlogs.Com.Br