sexta-feira, junho 27, 2014

.(re)começo, copa do mundo, vida e tudo que eu gosto

comecei esse blog na ocasião da copa do mundo de 2006. lembro que na época estava meio em crise com a faculdade de jornalismo e buscava encontrar um rumo escrevendo sobre assuntos que mais curtia: literatura, cinema, e claro, futebol. relendo tudo hoje, acho bem pretensiosos, mas bons.

o futebol era minha paixão da adolescência, acompanhava todos os campeonatos, mesas redondas e bate-bolas de domingo, e vibrava a cada vitória do timaço do vasco temporada 97/98, que naquela época ainda não tinha que lidar com a síndrome de eterno vice e sequer era candidato a enfrentar a segunda divisão. meus maiores ídolos estavam lá: edmundo, juninho "reizinho da colina" pernambucano, felipe e, três anos mais tarde, o romário.

foi por gostar tanto assim do esporte que decidi cursar jornalismo, profissão que nunca atuei de verdade. meu sonho mesmo era ser comentarista, não para fazer análises táticas ou técnicas mirabolantes, não sou arrogante a esse ponto. mas gostaria de relacionar um pouquinho do esporte com cultura, política e economia. não me venham com essa de que futebol é apenas um dispositivo de alienação que não é. o esporte, preferido dos brasileiros e que mobiliza quase que o mundo todo, é muito mais que isso e se relaciona praticamente com todas as esferas da sociedade. então, comecei a escrever sobre os jogos da copa de 2006 aqui mesmo no estrela torta. depois comecei a resenhar sobre cinema. assistia uma média de três filmes por semana e me obrigava a escrever ao menos uma crônica sobre um deles. o blog chegou, inclusive, a ser linkado em alguns blogs famosos de cinema. aí eu desisti. parei de escrever. me formei, fui trabalhar com produção de vídeo e, logo depois, caí numa agência de publicidade. fiz alguns trabalhos dos quais me orgulho muito e, hoje, apesar de gostar do que eu faço, sinto a necessidade de fazer algo pra mim. e por que não...escrever? e escrever sobre algo que gosto e sei: futebol. na ocasião de um evento que curto pra caralho: copa do mundo. e, o melhor de tudo, que acontece no Brasil. quer cenário perfeito para fazer análises que eu sempre quis?

então, nesse momento, que o mundial de futebol entra em sua fase decisiva com oito seleções latinas nas oitavas de finais, eu decidi a me arriscar e escrever um pouco sobre a copa das copas, a copa que eu aceitem ou não, veio para ressaltar o orgulho latino.

tentaram de todas as formas desacreditar que o Brasil seria capaz de sediar um evento do tipo de copa do mundo. no início, quando o Lula conseguiu trazer o evento pra cá, todo mundo se exaltou, comemorou. depois, quando perceberam que poderia ser usado contra o governo, a imprensa como sempre falou mal e a oposição que nunca soube se comportar como oposição e por isso é bem fraca, utilizou os pontos negativos para tentar estragar o mundial por aqui. mas não conseguiram. tudo certo até agora. classe média indo aos estádios, aeroportos funcionando, comércio local super aquecido, Brasil lotado de gringos, muitos gols em campo e a festa está formada. e, dessa vez, com a eliminação das seleções europeias: a espanha, atual campeã mundial, foi a primeira a se despedir. tropeçou em frente ao timaço da holanda, que vem enchendo os olhos a cada partida, perdeu para o chile e ganhou de uma austrália também eliminada. depois foi a vez da inglaterra sair fora depois de um jogo em que o uruguai mostrou que não veio à copa pra brincar. e que o maior jogador do time, o suarez, se mostrou super recuperado de uma lesão que quase o tirou da copa. a tetra itália, se despediu "mordida" da copa após um jogo dramático contra o uruguai. portugal também deu adeus. no grupo, dois latinos classificados, costa rica e uruguai. brasil, mesmo com um futebol medíocre, e argentina, que no jogo contra a nigéria enfim desencantou, também estarão lá. juntos com colômbia, chile e méxico. e haja portunhol para gastar.

a força dos times latinos é capaz de revelar um detalhe político: a américa latina nunca esteve tão bem politicamente. o brasil, aceitem ou não, é super respeitado, o governo petista conseguiu tirar 5 milhões de brasileiros da pobreza, investiu em estudantes, e lula trouxe a copa pro brasil. coisa que o psdb odeia, já que FHC tentou, mas (sorry!) não conseguiu. o uruguai, apesar das limitações econômicas, revela uma visão bastante progressista ao legalizar o aborto e maconha e o casamento homoafetivo. a colômbia está bem. desses só a argentina, reza a lenda, não passa por um bom momento. mas só da presidenta de lá conseguir conter o a forte influência da mídia, já ganha pontos na minha opinião.

da europa, antes rainha dos gramados, sobraram quatro seleções: a favorita alemanha, a sempre envolvente holanda, bélgica e frança. esta última ninguém ando dando muita bola, mas que mesmo sem ribéry, anda goleando e demonstrando um bom futebol. lembrem-se da copa de 98, lembrem se também da última copa. brasil, se passar chile e ganhar as quartas, pode enfrentar os franceses nas semifinais. essa decadência do futebol europeu seria uma consequência da falência econômica do continente nos últimos anos?

o fato é que a copa da zoeira tá bem legal e uma das seleções latinas já está nas semifinais. e eu tô torcendo insanamente para uma final brasil e argentina.

 
Creative Commons License
Estrela Torta by Juliana Semedo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License
BlogBlogs.Com.Br