domingo, julho 09, 2006


Squadra Azurra!!!


(foto tirada do site http://fifaworldcup.yahoo.com/)

Itália supera tabu de não vencer decisão por pênaltis e leva seu quarto título mundial

Após 24 anos...

As copas do mundo guardam uma tradição. Nem sempre as melhores equipes são aquelas que conquistam o título. A seleção brasileira era a melhor da copa de 82, mas não conseguiu chegar nem a final. A Holanda de Croiff era a favorita da copa de 74, mas perdeu a final para Alemanha após a virada do time alemão, dono da casa. O Brasil, favorito em 82 ganhou em 94 nos Estados Unidos em uma campanha medíocre. A vitória da França em 98 foi questionável.
Porém, a copa deste ano, desmistificou esse tabu, após a conquista merecida do quarto título da Itália na partida de hoje em Berlim contra a França. Pode parecer inesperada a final disputada entre França e Itália, se levar em consideração que no início da copa, ambas estavam distantes das favoritas ao título mundial. Nos bolões e apostas seus nomes, sequer eram mencionados. Talvez a Itália estivesse desacreditada após o escândalo da máfia no futebol italiano envolvendo o técnico da seleção, Marcello Lippi, que na ocasião treinava o Juventus; e alguns jogadores; e a França, devido à idade avançada de maior parte dos jogadores. O time francês era considerado velho demais e somado a isso o capitão e estrela do time Zinedine Zidane havia anunciado que se aposentaria do futebol após o torneio.
(Mas, contudo, no entato, entretando, porém, todavia...)
A copa começou e já na primeira fase a seleção italiana fazia jus à tradição, e se destacava por sua defesa forte e bem armada. E o goleiro Buffon se candidatava a disputa de melhor goleiro da copa. A Itália passou então, à segunda fase do torneio com apenas um gol sofrido, no jogo, contra a seleção norte-americana. E cresceu tanto que desbancou a Alemanha dona da casa nas semi-finais. Já a seleção francesa, se classificou para a segunda fase da competição, após um início ruim e difícil. Empatou os dois primeiros jogos vencendo apenas o terceiro contra a fraca seleção de Togo. Mas a exemplo da Itália se destacou nas partidas decisivas, tirando a seleção de estrelas do Brasil, nas quartas-de-final, em um jogo que Zinedine Zidane brilhou. E chegou às finais.
(Então...)
A partida de hoje foi disputada, emocionante, com grandes oportunidades dos dois lados, mas com uma leve superioridade do time francês. Talvez tenha sido o “jogo” da copa. E Marco Materazzi, zagueiro italiano, o grande nome do jogo. Não por sua atuação, mas por ser o responsável pelos momentos mais emocionantes. Foi ele quem conseguiu levar a “Squadra Azurra” ao desespero e à alegria em pouco mais de dez minutos. Aos nove minutos derrubou Thierry-Henry na área e o juiz marcou pênalti, que Zidane converteu em um dos gols mais fantásticos já visto. A bola bateu no travessão e por apenas 32 cm conseguiu atravessar a linha do gol. Porém, após escanteio cobrado por Andréa Pirlo, mostrou sua habilidade aérea e cabeceou a bola para dentro do gol, empatando o jogo. No segundo tempo enquanto a França dominava a partida a Itália se defendia. Canavarro com apenas 1,74 conseguia deter o ataque do time francês.
O jogo permaneceu equilibrado no tempo extra. Zidane poderia ter decidido o jogo se Buffon não tivesse defendido a cabeçada certeira do francês. Porém, mais uma vez, Materazzi apareceu, e se desentendeu com Zidane. O italiano agrediu verbalmente o francês chamando sua irmã de prostituta mais de uma vez, Zidane irritado, em uma atiutde abominável, deu uma forte cabeçada no peito de Materazzi. Levou um cartão vermelho e foi expulso. Saiu de cabeça baixa e chorando aparentando um possível remorso. Se certo ou errado, falo disso depois. O fato é que a expulsão desequilibrou a partida levando a disputa às penalidades máximas.
A Itália se redimiu do fracassado histórico de cobranças de pênaltis, e converteu todas as penalidades. Já a França, sem Zidane, e Thierry-Henry, substituído no segundo tempo, marcou apenas três. Trezeguet errou o segundo pênalti. A Itália, conquistou o título em uma das copas mais justas. Não se destacou por um ataque perfeito,mas, tinha a melhor defesa de todas as seleções que disputavam o torneio. Foi a líder do grupo mais difícil da copa, levou apenas dois gols e fez uma campanha bem melhor que a da França. Se o time de Henry, Vieira e Zidane ganhasse, seria injustiça, devido à campanha pífia do time francês na primeira fase. Sim, a Itália de Buffon, Totti, Cannavaro, Pirlo e Materazzi é tetra e tem agora apenas um título a menos que o Brasil. Materazzi o destaque da partida. E Buffon, o melhor goleiro do mundial.

>>

Sobre Zidane

Não passava pela cabeça de ninguém (muito menos da minha, admiradora de sua classe e de seu futebol) que Zinedine Zidane fosse capaz de uma atitude grosseira como a cometida por ele na partida de hoje. Mas todos vimos o francês dar uma forte cabeçada no peito de Marco Materazzi, após os insultos proferidos por este contra a irmã daquele. O italiano teria chamado (e repetido)a irmã de Zidane de prostituta. Ninguém imaginava, porém, que aquele jogador elegante, desenvolto, de jogadas bonitas e candidato à melhor jogador do torneio, fosse capaz de cometer tal gesto abominável. Ainda mais se lembrarmos que era seu jogo se despedida dos gramados.
Mas, sim acredite, ele foi capaz, ele fez e encerrou de uma péssima maneira sua carreira. Porém, “Zizou”, como é chamado, foi o jogador de maior destaque e o título de nome da copa não deve ser tirado dele por isso. Longe de defende-lo, foi ridículo o que ele fez, mas não passa de uma daquelas atitudes impensadas a que todos nós estamos sujeitos e creio que ele deve ter se arrependido. Saiu de cabeça baixa, chorando e não foi receber a medalha. Talvez estivesse com vergonha.
O ato não foi dado de graça, o defensor italiano não deve somente ter xingado sua irmã, mas feito outras provocações. Não que isso justifique sua atitude, mas deve ser difícil manter a calma e a postura em uma final disputada como aquela e que culminou com uma prorrogação ainda mais cansativa. Zinedine Zidane mostrou hoje o quão é humano e está sujeito a gestos grosseiros, à sentir raiva e “perder a cabeça” como qualquer outra pessoa. Ele só foi infeliz de ser em uma final, justamente no jogo em que ele dava adeus ao futebol. Mas não é por isso que tudo aquilo que ele já fez seja esquecido e anulado. Foi ele o nome da copa e errar é humano. No fim, deu dó. E muita.

>>

Só mais uma...

As prorrogações e disputas com pênaltis deveriam acabar. A prorrogação é desgastante. A qualidade dos jogadores cai, e muito, após os noventa minutos convencionais. Além disso, a ansiedade e a raiva aumentam tanto que proporcionam um clima favorável a atitudes como a de Zidane. E os pênaltis são injustos. É loteria, o jogador tem que contar com a sorte. Nem sempre o melhor time vence. Outros critérios de desempate, como saldo de gols, melhor campanha na primeira fase seriam mais justos.

>>

Domingo é mesmo um dia depressivo, ainda mais depois de um sábado passado ao lado daquela pessoa que você nunca se cansa de estar perto.


Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Estrela Torta by Juliana Semedo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License
BlogBlogs.Com.Br