quarta-feira, março 21, 2007

Apatia

Premissa básica: Segundo o Aurélio (o tio do Chico Buarque, sabe? o cara que escreveu o dicionário mais pop), apatia pode ser entendida como 1. Insensibilidade; indiferença 2. Falta de energia; indolência, e que o indivíduo que é consumido por isso está um ser apático.

Então, é, mais ou menos, isso que estava acontecendo comigo nesses últimos dias.

Premissa secundária: Por que os professores de jornalismo - jornalismo mesmo, saca? onde você aprende aquelas técnicas ultrapassadas - são tão imbecis?

09:40 da manhã. Sala 110, do prédio 13 da PUC Minas. O curso, dispensa apresentações.
Aula de Jornalismo Econômico. O meu professor, que até então, vinha muito bem em suas aulas didáticas de como se escrever um bom texto jornalístico e todo aquele blablablá pseudo-teórico do que se deve fazer e o que não se deve fazer em uma notícia escrita.
Quando, ele começa a criticar a escolha de Marta Suplicy para o Ministério do Turismo. Tudo bem! Concordo, que ela não entende absolutamente do assunto e que a escolha dela para o cargo é permeada por um jogo de interesses. Fortaleceria a carreira política e ela poderia se candidatar ao governo de São Paulo nas próxima eleições.
Porém, foi chocante escutar o arremate do professor sobre o caso. Mas, também para o trabalhar com turismo, não precisa saber muita coisa. O QUEEEEEEEEEEEEE?
Pois, meu caro (futuro) colega! Saiba que antes de alguém entender de turismo, deve entender primeiro de geografia, história, geopolítica, política, cultura e ... Economia! Não é você que julga economia a área mais difícil e importante de um jornal? Então!
Se alguém discorda de mim, pegue a "Rolling Stone" nacional deste mês e leia a matéria sobre o Tibet, ou sobre o extremo sul do país e poderá concordar comigo.

Conclusão básica: Eu estou preocupada com minhas crises de apatia, por quê?

Conclusão Geral: Depois, ainda reclamam da teoria e da prática de comunicação andaram separadas. Onde eu vou achar forças para acordar às 05:50 da manhã para ouvir abobrinhas?
Já bastava a professora de rádio que me odeia!


PS: desculpem os excesso de sinceridade e desabafo, mas eu estava precisando.

Um comentário:

Anônimo disse...

É por isso que não dá para usar a premissa de que "para os bons, não faltará emprego" quando falamos de Jornalismo. Seja na prática das Redações, ou então no ensino acadêmico, sempre aparecem uns boçais para avacalhar.

E as estatísticas só aumentam: na minha época de faculdade, o ensino superior jogava nas ruas cerca de 13.000 jornalistas/ano. Quer coisa pior?

Beijo!

 
Creative Commons License
Estrela Torta by Juliana Semedo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License
BlogBlogs.Com.Br