terça-feira, março 24, 2009

Cinema romeno em destaque no Cine Humberto Mauro

A Romênia, país do sudeste da europeu, foi marcada por um histórico de conflitos que ocorreram na região desde a invasão dos romenos, quando a região ainda recebia o nome de Dácia. Ao longo de sua história, o país passou por diversas situações conturbadas. Foi o motivo central dos conflitos que levaram à 1ª Guerra e cobiçada por Hitler durante a 2ª. Além disso, a Romênia, modelo do sistema comunista, foi o país que mais sofreu com o colapso do regime totalitário na Europa Oriental.

Nos últimos anos, a conturbada situação política e econômica do país cedeu lugar nos noticiários para a qualidade de sua produção cinematográfica 20 anos após a democratização do país. Entretanto, os anos de ditadura soviética parecem ser uma ferida ainda aberta já que a temática desses filmes ainda é marcada por referências ao período comunista e sua decadência.

Como festejei o fim do mundo (2006), A leste de Bucareste (2006) e o excelente - na minha opinião, o melhor filme de 2008, 4 meses, 3 semanas e 2 dias (2007) são exemplos da boa fase vivida pelo cinema romeno atual. Para aqueles que se interessarem, teve início nessa segunda-feira a Mostra Cinema Romeno Atual, no Cine Humberto Mauro, aqui em Belo Horizonte. A mostra vai até o dia 7 de abril.

O premiado em Cannes 4 meses, 3 semanas e 2 dias

Confira abaixo o horário das sessões:

25 de março (quarta-feira) 17h 4 meses, 3 semanas, 2 dias 19h Como Eu Festejei o Fim do Mundo 21h A Leste de Bucareste 26 de março (quinta-feira) 17h A Leste de Bucareste 19h 4 meses, 3 semanas, 2 dias 21h Como Eu Festejei o Fim do Mundo 27 de março (sexta-feira) 17h Como Eu Festejei o Fim do Mundo 19h A Leste de Bucareste 21h 4 meses, 3 semanas, 2 dias 28 de março (sábado) 16h Como Eu Festejei o Fim do Mundo 18h 4 meses, 3 semanas, 2 dias 20h A Leste de Bucareste 29 de março (domingo) 16h A Leste de Bucareste 18h Como Eu Festejei o Fim do Mundo 20h 4 meses, 3 semanas, 2 dias 30 de março (segunda-feira) 17h 4 meses, 3 semanas, 2 dias 19h CINECLUBE CURTA CIRCUITO 21h WAI WAI 31 de março (terça-feira) 17h A Leste de Bucareste 19h 4 meses, 3 semanas, 2 dias 21h Como Eu Festejei o Fim do Mundo 01 de abril (quarta-feira) 17h Como Eu Festejei o Fim do Mundo 19h A Leste de Bucareste 21h 4 meses, 3 semanas, 2 dias 02 de abril (quinta-feira) 17h 4 meses, 3 semanas, 2 dias 19h Como Eu Festejei o Fim do Mundo 21h A Leste de Bucareste 03 de abril (sexta-feira) 17h A Leste de Bucareste 19h 4 meses, 3 semanas, 2 dias 21h Como Eu Festejei o Fim do Mundo 04 de abril (sábado) 16h A Leste de Bucareste 18h Como Eu Festejei o Fim do Mundo 20h 4 meses, 3 semanas, 2 dias 05 de abril (domingo) 16h Como Eu Festejei o Fim do Mundo 18h 4 meses, 3 semanas, 2 dias 20h A Leste de Bucareste 06 de abril (segunda-feira) 17h A Leste de Bucareste 19h CINECLUBE CURTA CIRCUITO 21h 4 meses, 3 semanas, 2 dias 07 de abril (terça-feira) 17h Como Eu Festejei o Fim do Mundo 19h 4 meses, 3 semanas, 2 dias 21h A Leste de Bucareste

O quê? Mostra Cinema Romeno Atual
Onde? Cine Humberto Mauro. Avenida Afonso Pena, 1537 - Centro
Quanto? R$ 5,00 a inteira e R$ 2,5O a meia-entrada.



Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Estrela Torta by Juliana Semedo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License
BlogBlogs.Com.Br