quinta-feira, março 05, 2009

O olhar do diretor

Provavelmente, o homem desta foto é ainda desconhecido pela maioria. Dentro de alguns dias, entretanto, ele poderá ficar conhecido como o homem do olho-câmera. Isso mesmo, junto com uma equipe de médicos, engenheiros e profissionais ligados à informática, o dono do olho acima, o documentarista canadense Rob Spence, construiu uma prótese no formato de um olho, que será transformada em câmera, se trata de uma espécie de olho biônico.
Spence perdeu seu olho direito ainda criança após se envolver acidentalmente com armas de fogo. E, agora, deseja substituir seu olho falso por esse prótese. A idéia é colocar uma câmera sem fios na prótes ocular de uma maneira que seja possível transimitir o conteúdo captado para um dispositivo externo e disponibilizá-lo na internet. O interesse do documentarista é criar um outro filme sobre sua história de vida, mas abordando temas como o Big Brother.

Fiquei pensando quais seriam as conseqüências se outras pessoas resolvessem criar uma prótese como a do cineasta. Por um lado, se trata de um dispositivo que copia exatamente tudo aquilo que se vê, funcionando quase como um olho humano. Entretanto, seria terrível imaginar (não, não sejamos tão drmáticos), mas no mínimo, desconfortável caso nossas ações pudessem ser filmadas e gravadas com um simples olhar.

PS: A imagem foi tirada do site da Folha e quem a tirou foi o fotógrafo Yves Herman (Agência Reuters).

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Estrela Torta by Juliana Semedo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License
BlogBlogs.Com.Br