terça-feira, abril 21, 2009

Flight 666


É inegável a grandiosidade do Iron Maiden. E é inegável também a capacidade que o grupo de metal sessentão tem em cativar o público, mesmo que nele se inclua alguém que não é assim tão fã da banda. Pude sentir isso na pele em um dos shows realizados recentemente em mais uma incursão ao país. Fiquei impressionada, - e por que não comovida? - com vivacidade mostrada pelos caras no palco. A energia é tamanha que chega a beirar o descontrole. Isso sem contar os vistosos adereços que decoravam o cenário, a iluminação, os figurinos espalhafatosos, pra lá de estilosos...

A qualidade musical da banda pode não ser a melhor do mundo (será que alguém vai me matar por dizer isso?), a melodia pode não ser a mais trabalhada. Mas isso, no caso do Iron Maiden, é apenas um detalhe, algo irrelevante perto do que a banda se propôs a fazer. E o que eles fazem, eles fazem bem e ninguém faz igual. Inegável!

E essas características ficam explícitas no documentário Flight 666, exibido em sessão única nas salas de todo o país na madrugada de hoje. Durante pouco mais de 90 minutos, o longa acaba se revelando um espetáculo assim como são todas as apresentações da banda. Em um ritmo bastante ágil, com cenas curtas e cortes e rápidos, Flight 666 revela os bastidores da primeira parte da turnê Somewhere in back time.

Os documentaristas canadenses Sam Dunn e Scot McFadyen, os mesmos realizadores dos elogiados Metal: A headbangers story e Globe Metal, foram convidados pelos integrantes para acompanhar a turnê a bordo do Ed Force One, o avião que transporta os instrumentos, a banda, empresário, e que é pilotado por Bruce Dickinson, o próprio vocalista. Que banda no mundo pode se dar ao luxo de ter um vocalista-piloto, hein?

A bordo do avião, os cineastas puderam acompanhar e registrar aa dimensão global que tem uma banda como o Iron Maiden. A grandiosidade é tamanha que mesmo sem o apoio da imprensa britânica (para quem não sabe o Iron Maiden é inglês), o Iron Maiden conseguiu arrebatar seguidores no mundo inteiro. Seja em um país voltado a tradição como a Índia, no Chile, onde a banda já foi banida pela catolocismo local em decorrência das letras, consideradas satânicas, Brasil ou Estados Unidos a maior banda de heavy metal é capaz de levar um número absurdo de pessoas, seja os jovens de hoje que acabaram de conhecer o rock, os fãs antigos, da época em que a banda surgiu, agora com um pouco mais de barriga e acompanhados pelos filhos. E em cada um desses lugares, a banda é recebida de uma forma diferente, evienciando assim as difrenças culturais do público. "Tenho a sensação de que vamos explodir quanto mais descermos em direção ao Sul", afirmou o vocalista Bruce Dickinson no momento em que o avião rumava em direção à América Latina. E as expectativas se confirmaram, afinal de contas os fãs argentinos tumultuaram o hotel onde a banda estava hospedada.

Além de fãs anônimos, o Iron Maiden exerce grande influência em outras bandas de metal. Nomes como Kerry King (Slayer), Tom Morello (Rage Against The Machine), e Lars Ulrich (Metallica) falaram sobre a importância da banda no gênero durante a apresentação de Los Angeles.

Flight 666 acaba revelando também um pouco da personalidade de cada um dos integrantes. O baixista Steve Harris se revela um grande pai de família ao levar os filhos na turnê. O simpático Nicko McBrain além de gostar de falar e, por isso, levar a incubência de ser o porta-voz da banda, adora jogar golfe no tempo que tem livre entre um show e outro.

Talvez a justificativa para o número de admiradores que a banda conquistou em todos os cantos do mundo, incluindo lugares improváveis como Papua Nova Guiné, se encontre em um ponto: o carisma e o bom-humor e o profissionalismo da banda.

Para quem não viu, o documentário estará à venda em dvd e Blu-Ray a partir do dia 25 de maio. O Iron (para fãs antigos) ou Maiden (para os novos), incluiu como bônus o segundo disco com o todo o set list da turnê.

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Estrela Torta by Juliana Semedo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License
BlogBlogs.Com.Br