quinta-feira, junho 25, 2009

10 filmes concorrerão ao Oscar de Melhor Filme em 2010

Os organizadores do Oscar anunciaram, nessa semana, uma proposta para ampliar a lista de indicados a Melhor Filme de cinco para dez filmes. A justificativa para a decisão, segundo o presidente da Academia, Sid Ganis, é "lançar a rede mais longe" e estender à disputa a outas gêneros de filmes, como animação e documentários.
Nos últimos anos, a Academia vem sendo criticada em razão dos filmes indicados à categoria, nos últimos anos: dramas, restritos ao público adulto e a cinemas de arte. Exemplo claro disso foi a edição dessa situação foi a edição desse anos que teve filmes como o drama político Frost/Nixon e o Leitor concorrendo à principal premiação, enquanto o campeão de bilheterias, Batman - O Cavaleiro das Trevas - ficou fora da disputa. Segundo os especialistas, a falta de conexão entre os indicados ao Oscar e o público típico de cinema seria a principal causa da queda da audiência da premiação nos últimos anos.
Entretanto, Ganis afirmou que o fato audiência não foi crucial na decisão da Academia, já que, neste ano, a cerimônia foi assistida por 36 milhões de pessoas só nos EUA. Ele bservou também que a indicação de 10 filme representa um retorno ao passado do Oscar. No final dos anos 20, eram 10 indicados á categoria de melhor filme. "Voltamos às nossas origens, aumentando a competição para honrar 10 grandes filmes lançados em 2009." Abobrinha pura!
A decisão da Academia é, na minha opinião, bastante equivocada e tornará o prêmio mais questionável do que de fato já é. Quais os critérios de escolha a Academia levará em conta paa escolher os 10 "oscarizáveis"? Assino embaixo do que disse Chico Fireman: "Conseguir uma vaga para disputar o prêmio principal vai virar algo banal ou, no mínimo, menos nobre."

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Estrela Torta by Juliana Semedo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License
BlogBlogs.Com.Br