sábado, junho 20, 2009

4° CineOP

"Hoje eu quero o amor, o amor mais profundo/eu quero toda beleza do mundo/para enfeitar a noite do meu bem"

Foi, assim, cantando o clássico A noite do bem, de Dolores Duran, que a atriz Zezé Motta agradeceu a homenagem prestada por Cacá Diegues na abertura da 4ª edição da Mostra de Cineme de Ouro Preto. Segundo boletim enviado pela Universo Produção (organizadora da mostra), a atriz subiu ao palco do Cine Vila Rica acompanhada do cineasta, Cacá Diegues, seu grande parceiro e amigo, com quem fez o filme Xica da Silva, uma das melhores bilheterias da década de 70. Cacá disse que a obra não seria possível sem Zezé: “Com Zezé ganhei não apenas uma atriz, mas uma irmã generosa. Quando me perguntam o que eu quero para o Brasil, digo que o Brasil devia ser a cara da Zezé Motta. Zezé é a rainha do Brasil”. A atriz disse que palavras lhe faltavam e que tentaria agradecer da melhor maneira que pudesse. Para a supresa daqueles que estavam presentes, Zezé Motta cantou uma versão cappella de A noite de meu bem, dedicando a música ao cinema brasileiro.

*

O destaque da noite de domingo será a estreia nacional do cine-concerto Le Rendez-Vous du Sam’di Soir, parte da programação do Ano da França no Brasil. O evento, segundo boletim da mostra, "consiste na exibição de três clássicos curta-metragens franceses – Sur un Air de Charleston (1926) e La Petite Marchande d’Allumettes (1928), de Jean Renoir, e Entr’acte (1924), de René Clair – com acompanhamento musical ao vivo por Marco Pereira das Neves, Celine Benezeth e Máxime Roman, em uma sessão que remete à tradição do cinema mudo do início do século XX e que já foi realizada com sucesso em diversas cidades francesas". Vale muito a pena!

*

A 4ª edição do CineOP ocorre entre os dias 18 e 23 de junho, na cidade de Ouro Preto. A mostra acontece em três espaços da cidade:
o Centro de Convenções, onde está instalada a sede do evento e o Cine-Teatro; a Praça Tiradentes, com o Cine-Praça e o Cine Vila Rica.

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Estrela Torta by Juliana Semedo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License
BlogBlogs.Com.Br