quarta-feira, junho 24, 2009

4ª CineOP

A quarta edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto teve encerramento ontem à noite. Segundo a produção do evento, foram exibidos ao todo 71 filmes (longas, médias, curtas em filme digitais e película) em 31 sessões, dividas nos três espaços da cidade de Ouro Preto. Mais de 20 mil pessoas acompanharam a programação da mostra, que teve duração de seis dias.

Um dos destaque do evento foi a segunda Assembleia Geral realizada pela Associação Brasileira de Preservação Audivisual (ABPA), que vai ser a interlocutora com os governos estaduais e sociedade para as questões relativas à preservação do audiovisual brasileiro. Segundo o boletim divulgado pelos produtores da Mostra, os integrantes da ABPA juntamente com os participantes do 4° Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros divulgaram a Carta Ouro Preto 2009. Na carta, constam "demandas e considerações a respeito do estado do patrimônio audiovisual brasileiro e da atuação da Associação junto aos órgãos públicos e sociedade civil, dando prioridade às situações delicadas pelas quais passam a Cinemateca Capitólio, do Rio Grande do Sul, e o CRAv – Centro de Referência Audiovisual, de Minas Gerais".

Fotografia de Alexandre Mota/Dilvulgação

Além de se destacar como fórum nacional de patrimônio, outro sucesso da programação do 4° CineOP foi a presença de convidados franceses, como parte das comemorações do Ano da França no Brasil. A estreia nacional do cine-concerto Le Rendez-Vous du Sam'di Soir lotou o Cine Vila Rica, um dos espaços onde realizava a mostra. Mais de 600 pessoas se emocionaram com a exibição de três clássicos de curta metragens franceses com acompanhamento musical ao vivo. A sessão se propunha relacionar à tradição do cinema mudo do início do século XX e que já havia sido realizado com sucesso em algumas cidades francesas.

Fotografia de Netun Lima/ Divulgação

A 4ª edição do evento teve como tema o sucesso e as estratégias do cinema brasileiro nos anos 70. A atriz Zezé Motta foi homenageada como símbolo da mulher no cinema do período.

Aproveito para lembrar que outubro é a vez de Belo Horizonte. A Mostra CineBH 2009 acontece entre dos dias 15 e 20 de outubro, na capital mineira.

2 comentários:

Huarlei. disse...

Legal sua postagem sobre o cineOP Ju, detalhada, deu pra abraçar de forma sintética o evento em si.
Abrass

Ju Semedo disse...

obrigada!

vc esteve por lá?

se tiver ido, escreva alguma coisa pra eu publicar aq.

 
Creative Commons License
Estrela Torta by Juliana Semedo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License
BlogBlogs.Com.Br