domingo, novembro 19, 2006

Como destruir um filme...

Quer assistir a um filme patético? Assista à refilmagem de "O Homem de Palha"



Há muito que procuro assistir a um filme ruim a fim de fazer uma crítica negativa (tentativa de ser politicamente correta). Acreditei que não encontraria, principalmente depois de ter assistido ao brilhante “O Grande Truque”, ao divertido “Os Infiltrados” e ao dramático e muito bem dirigido “Volver”. Porém o filme de quinta-feira superou todas as minhas expectativas. Nunca imaginei que encontraria um filme que fosse ao todo ruim. Péssimo roteiro, direção fraca, e a atuação (como sempre) sofrível de Nicolas Cage. Comprovando o fato de que um diretor bom, consegue retirar uma boa atuação de um ator razoável. Do contrário... Hmmm Temos "O Sacrifício" que se torna pior com a péssima interpretação daquele cara que coleciona um monte de porcaria no currículo, como Cidades dos Anjos e 6o Segundos.
Para aqueles que desconhecem, o filme é uma refilmagem do Homem de Palha e conta a história do policial Edward Malus (Nicolas Cage), que fica visivelmente abalado ao presenciar um acidente no qual não pode fazer nada para impedir.
Ele recebe então uma carta de sua ex-noiva, que o abandonara anos atrás sem explicações. Na carta, a mulher pede sua ajuda para encontrar sua filha Rowan (Erika-Shaye Gair), que desaparecera em Summerisle, uma ilha isolada na costa do estado americano do Maine. É óbvio que o policial "bonzinho" que faz de tudo
para salvar uma pessoa aceita prontamente o pedido. É aí que o "suposto" filme sombrio se transforma em uma das produções mais patéticas que já se teve notícia.
Edwar Malus se transfere para misteriosa ilha. Lá, ele acaba ameaçado por estranhos eventos que se tornam cada vez mais grotescos à medida que avançam os preparativos para a festa anual da colheita promovida pela comunidade. Porém, devido a incompetência daquele que o dirigiu, as situações não passam de meros fragmentos capazes de provocar risos na platéia em vez de produzirem na mesma uma sensação de terror. Talvez a única coisa que cause medo sejam as máscaras que cada um dos moradores da ilha utilizam no dia da colheita. Uma coisa meio parecida com um filminho bizarro que o SBT passava várias vezes e que eu não me recordo o nome. O resto se causa pavor, só se for de assistir a uma coisa medonha daquelas e que completa a decadência do diretor Neil Labute (Na companhia de homens).
Em alguns momentos me indagava se não estava ali perdendo meu precioso tempo. É então, que o policial Edward Malus é surpreendido pelo encontro com o homem de palha que se antes eu não tinha tinha tido notícias eu enfim entendi o porquê do título original. É rídiculo quando você descobre o que é o tal homem. "O Sacrifício" atinge então o seu nível máximo de pateticidade, que eu só não conto aqui para não acabar com as expectativas daqueles que mesmo assim ainda querem assisti-lo. Atente-se então para os gritos do policial e da expressão maliciosa da menina procurada. É ótimo!
O pior foi o diretor ter dedicado a preciosa obra à memória de
Johnny Ramone.
Sabe quando você é atacado por aquela vergonha alheia? Então...


O Sacrifício/The wicker Man - Dirigido por Neil Labute
Com
Nicolas Cage, Ellen Bursty,
Erika-Shaye Gair
Duração 102 min
EUA/Alemanha 2006

Um comentário:

marcelo disse...

não há nem como defender o neil labute por este crime.

com 15 minutos de filme você já sabe quase tudo que acontecerá. quer dizer, a não ser que você seja um idiota que só saiba falar sobre e esporte e guarda espaço no cérebro apenas para lembrar a escalação da seleção de senegam na copa da frança....

 
Creative Commons License
Estrela Torta by Juliana Semedo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License
BlogBlogs.Com.Br