quarta-feira, dezembro 27, 2006

Os Melhores...

...daqueles que eu assisti

Se é verdadeira a crença de que aquilo que você faz na virada do ano será a coisa que você mais repetirá durante todo o ano, então a culpa dos vários filmes que assisti durante 2006 foi ter passado o reveillon do ano passado assistindo filme com meus pais enquanto bebia vinho. Inaugurei 2006 vendo "Fanny e Alexander" de Ingmar Bergman e vi grandes obras durante todo o ano. Infelizmente não contei quantos, não sei todos os títulos e nem tentarei me recordar sob a pena de esquecer algum. Porém, talvez tenha visto mais filmes no cinema do que em casa. Segue portanto aquela listinha básica que quase todo mortal faz no final do ano sobre os melhores do ano. Não reflete a verdade absoluta mas espelha a realidade do momento.

Volver (Espanha/2006)
metáfora da vida tanto-profissional quanto pessoal do diretor Pedro Almodóvar, o filme "Volver" traz de volta o velho diretor que retrata o universo feminino melhor do que niguém.

O ano em que meus pais saíram de férias (Brasil/2006)
tema, trilha sonora, simplicidade, sensibilidade. O filme retrata a transição na vida de uma criança em meio a um período paradoxal da história do país. O Brasil sofria com o auge da ditadura e a seleção brasileira conquistava o tri no México

A fonte da Vida (The Fountain - Eua/2006)
Darren Aronofsky saiu da lista das grandes promessas para se firmar com
o um dos melhores diretores da nova geração.

O Céu de Suely (Brasil, França, Alemanha/2006)
porque lembra muito Paris, Texas e Wim Wenders. Acho que pra mim isso basta.

A Criança (L'Efant - França/2006)
Dêem um "lidinha" na minha singela resenha aqui neste mesmo blog. Foi uma das melhores coisas que já escrevi sobre um filme.



Filhos da Esperança (Children of men - Eua, Inglaterra/2006)
Porque o tema é atual. Porque o roteiro foi bem trabalhado. Porque a fotografia é perfeita. Porque as atuações são fantásticas. E porque Alfonso Cuarón nos presenteou com um dos maiores e melhores planos de seqüência.


PS: Em ordem decrescente.

Um comentário:

marcelo disse...

com um bom gosto desse para filmes, é claro que a pessoa tem de ser inteligente e bacana!

 
Creative Commons License
Estrela Torta by Juliana Semedo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License
BlogBlogs.Com.Br