Sundance
Temas polêmicos dominam Sundance
No Festival de Sundance, o mais importante do cinema independente - ufa! até que enfim uma premiação não-comercial, se é que existe algo não-comercial em matéria de produção cinematográfica, mas isto é assunto para um outro post - o prêmio do júri foi concedido a dois filmes que retratam assuntos polêmicos, o que na opinião de Geoffrey Gilmore, diretor do festival, representa "um marco". "Padre Nuestro" que conta a história de um jovem imigrante ilegal mexicano que procura seu pai em Nova York; e "Manda Bala", que retrata o crime e a corrupção no Brasil foram os grandes vencedores.
cena de seqüestrador em "Manda Bala". O filme também levou o prêmio de melhor diretor de fotografia de documentário, que foi para Heloísa Passos
Outro assunto controverso que se destacou no Festival, foi a Guerra no Iraque. Exemplo disso é o filme "Grace is Gone", estrelado por John Cusack, que conquistou o prêmio do público e de melhor roteiro. O filme conta a história de um pai de dois filhos cuja esposa morre em combate no Iraque. "No End in Sight" documentário que traz os erros da política americana no Iraque conquistou o prêmio especial do júri na categoria melhor documentário.
O festival premiou, também, produções estrangeiras. O israelense"Sweet Mud" e "Enemies of Happiness", documentário dinamarquês sobre vida de uma mulher afegã dedicada a política, conquistaram o prêmio do júri. Já "In the Shadow of the Moon", sobre os astronautas da Missão Apollo e o musical "Once" receberam o prêmio do público. O primeiro como melhor documentário, o segundo como drama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário