segunda-feira, fevereiro 26, 2007

And Oscar goes to...


Martin Scorsese como o melhor diretor. "Os Infiltrados" como melhor filme. Helen Mirren e Forest Whitaker como melhores atores. O óbvio! O alemão "A vida dos outros" como melhor filme estrangeiro. A surpresa da noite! "O labirinto do fauno" ganhou ficou com os prêmios - merecidos - de melhor fotografia, direção de arte e maquiagem.
Quem esperava um Oscar político, dançou!!! "Babel" ganhou um único prêmio:
Gustavo Santaolalla recebeu a estatueta por melhor trilha sonora original. O filme também perdeu, injustamente, o Oscar de melhor atriz coadjuvante. Adriana Barraza, a mexicana de "Babel" é superior que a estreante Jennifer Hudson (Dreamgirls - Em busca de um sonho). O musical, "Dreamgirls", além de ter perdido o prêmio de ator coadjuvante que era dado como certo a Eddie Murphy não ganhou como melhor canção. Sua outra estatueta foi como melhor mixagem de som. E o oscar de ator coadjuvante foi para Alan Arkin de "Pequena Miss Sunshine".

Conclusão: Hollywood se redimiu da culpa de nunca ter dado um Oscar a Scorsese. Além de ter concedido os dois principais prêmios a "Os Infiltrados", fez uma homenagem ao diretor encarregando seus três melhores amigos a lhe entregar o prêmio: George Lucas, Steven Spilberg e Francis Ford Coppola. Os mexicanos que lideraram a lista de indicações não ganharam as principais categorias.

Depois de repetir Thank You por 12 vezes, Martin Scorsese disse:

"Vocês poderiam conferir de novo o envelope, por favor? Digo, estou muito emocionado com essa honra da Academia e de ser presenteado por meus velhos, velhos amigos. Lá se vão 37 anos. Estou tão comovido, tão comovido".
"Eu só gostaria de dizer também que tantas pessoas ao longo desses anos me desejaram isso. Você sabe, eu saía andando pela rua, e as pessoas diziam para mim. Eu ia ao consultório médico, em qualquer lugar. Elevadores, e as pessoas dizendo, 'você deveria ganhar um, você deveria ganhar um'. Eu vou tirar um raio-X, 'você deveria ganhar um'. E eu digo: obrigado. Amigos meus ao longo dos anos e amigos que estão aqui nesta noite e estão me desejando isso, obrigado. Isto é para vocês",

PS: Eu não torcia para "Os Infilitrados", mas fiquei muito feliz e emocionada com a prêmio concedido a Scorsese. Apesar, de achar o filme, adaptação de um romance policial de Hong Kong, inferior aos outros qeu concorriam, a premiação de melhor diretor foi justa. Talvez, um dos "oscars" mais justos, em um evento que é tradicionalmente marcado pelo injustiça. E eu concordo com o crítico Ricardo Calil, se foi uma tentativa da academia se redimir da culpa de não ter concedido a estatueta a Scorsese pelos seus melhores filmes de fato - "Taxi driver”, “Touro indomável” e “Os bons companheiros”- pelo menos foi uma rendição merecida!


Confiram a lista:

- MELHOR FILME

"Os Infiltrados".

- MELHOR DIRETOR

"Os Infiltrados".

- MELHOR ATOR

Forest Whitaker, por "O Último Rei da Escócia".

- MELHOR ATRIZ

Helen Mirren, por "A Rainha".

- MELHOR ATOR COADJUVANTE

Alan Arkin, por "Pequena Miss Sunshine".

- MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Jennifer Hudson, por "Dreamgirls - Em Busca de um Sonho".

- MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

"Pequena Miss Sunshine" (Michael Arndt).

- MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

"Os Infiltrados" (William Monahan).

- MELHOR FILME ESTRANGEIRO

"A Vida dos Outros" (Alemanha).

- MELHOR DOCUMENTÁRIO EM LONGA-METRAGEM

"Uma Verdade Inconveniente", dirigido por Davis Guggenheim.

- MELHOR FOTOGRAFIA

"O Labirinto do Fauno" (Guillermo Navarro).

- MELHOR MONTAGEM

"Os Infiltrados" (Thelma Schoonmaker).

- MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

"O Labirinto do Fauno" (Eugenio Caballero e Pilar Revuelta).

- MELHOR FIGURINO

"Marie Antoinette" (Milena Canonero).

- MELHOR CANÇÃO

"I Need to Wake Up", de "Uma Verdade Inconveniente" (Melissa Etheridge).

- MELHOR TRILHA SONORA

"Babel" (Gustavo Santaolalla).

- MELHOR MAQUIAGEM

"O Labirinto do Fauno" (David Marti e Montse Ribe).

- MELHOR EDIÇÃO DE SOM

"Cartas de Iwo Jima" (Alan Robert Murray).

- MELHOR MIXAGEM DE SOM

"Dreamgirls - Em Busca de um Sonho" (Michael Minkler, Bob Beemer e Willie Burton).

- MELHOR EFEITO ESPECIAL

"Piratas do Caribe - O Baú da Morte" (John Knoll, Hal Hickel, Charles Gibson e Allen Hall).

- MELHOR ANIMAÇÃO

"Happy Feet - O Pingüim", dirigido por George Miller.

- MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM

"The Blood of Yingzhou District".

- MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA-METRAGEM

"West Bank Story" (Ari Sandel)

PS: Só sinto não ter colocado uma foto maior.


2 comentários:

Anônimo disse...

Por que não te colocam lá, em vez daquela tradutora perdida e do bêbado Wilker? (rs)

Concordo contigo. Talvez minha postagem sobre o Oscar, que ainda não escrevi, pareça um xeroz da tua. Mas é a correspondência...

Beijo!

Anônimo disse...

Só saiu aquilo mesmo. Coloquei "Início" e outras referências porque, devido ao tempo que fiquei fora, publiquei alguns textos ligados por ordem cronológica. Foram uns três, pra compensar os seis dias que sumi.

Beijo!

 
Creative Commons License
Estrela Torta by Juliana Semedo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License
BlogBlogs.Com.Br