domingo, outubro 29, 2006

Enfim...

...Luiz Inácio Lula da Silva foi reeleito com mais de 57 milhões de votos. Até aí nenhuma novidade. Óbvio...

Jackson Lago é eleito no Maranhão
Foto retirada do UOL

Porém, a maior vitória foi a derrota sofrida pelo PFL em todo Brasil. E a vitória desse cara aí em cima.
Foi apenas no Distrito Federal que o partido conseguiu eleger um governador.
A façanha se deu primeiro na Bahia quando Jaques Wagner, do PT liqüidou o "carlismo" (diga-se império Antônio Carlos Magalhães) logo no primeiro turno. Ele venceu o candidato apoiado por ACM, Paulo Souto e acabou com 20 anos de domínio do PFL no estado.
Hoje, foi a vez do Maranhão e de Jackson Lago. Em um segundo turno acirrado, o candidato do PDT acabou com a dominação de 4 décadas da família Sarney no estado.
O candidato de 72 anos derrotou Roseana Sarney, filha do ex-presidente José Sarney, por 51,88% dos votos válidos contra 48,12% de votos da candidata. Vale lembrar que esta foi a terceira tentativa do pedetista em derrotar a família Sarney do comando do estado.
Isso, antes de tudo, representa uma grande vitória frente aos 40 anos de atraso do estado que tem o pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país. É de 0, 543 pontos o valor do índice que mede a qualidade de vida dos municípios a partir de indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), saúde (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita). Quanto mais perto do 0 (zero) menor é qualidade dos indicadores avaliados.

"Agora chegou a hora do grande plebiscito, no qual o povo do Maranhão vai dar um basta a 40 anos de dominação da família Sarney no Estado." Foram as palavras de Lago antes da votação.

Jackson Lago promete priorizar a educação. O governador eleito pretende aumentara rede de escolas, implantar plano de carreira e aumentar o salário dos professores do Maranhão.

"(...) o Maranhão será de todas as famílias, será um estado de oportunidades". Disse Jackson Lago em entrevista à rádio CBN.

[É, parece que só os paulistas ainda não aprenderam a votar.]

Resumo: Esses resultados me deram uma pontinha de esperança. Será que ainda dá pra acreditar?


Um comentário:

Anônimo disse...

o velhinho morre antes do meio do mandato...

 
Creative Commons License
Estrela Torta by Juliana Semedo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License
BlogBlogs.Com.Br