quinta-feira, março 19, 2009

Milk - A voz da Igualdade

Um mês após a euforia causada pelo Oscar - um pouco tarde para uma cinéfila que se diz antenada como eu - finalmente assisti a MILK.

Como já esgotado pelas centenas de críticos que se propuseram analisar, MILK é, de fato, o menos experimental dos últimos trabalhos do diretor americano Gus van Sant. Sua linguagem cinematográfica é mais próxima a de Gênio Indomável (1997), que a de seu penúltimo filme, Paranoid Park (2007). Mas, cuidado, não significa dizer que van Sant encaretou.
Assim como em Elefante (2003) ou Last Days (2005), a morte continua sendo o eixo condutor da narrativa e os personagens reais continuam sendo os preferidos pelo diretor. Entretanto, ao contrário destes dois exemplos, houve uma inversão da forma em que o diretor escolheu fazer a abordagem. Se antes van Sant se preocupava em fazer a sua própria leitura de acontecimentos reais, optando, na maioria das vezes, pela humanização do protagonista, como fez em Elefante, em MILK ele faz justamente o oposto. Foi fiel aos acontecimentos (até onde isso é possível) e (re) construiu mito. Na minha opinião, não poderia ser de outra forma, afinal de contas a figura de Harvey Milk (entende-se aqui sua trajetória também) é forte demais para que os anseios experimentais se destacassem mais que a própria história.
MILK, assim, como o Lutador, é um filme de personagem. Porém, diferente de o Lutador, não se trata aqui de uma estética próxima ao realismo. A liberdade que Aronofsky "concede" a Randy é muito maior que aquela concedida a Harvey Milk. O destino do último já está traçado desde a primeira cena do filme, ao passo, que na trajetória de Randy tudo pode acontecer. o Lutador é um filme que lida com as questões humanas - frustrações, decepções e fraquezas - enquanto MILK trabalha com questões sociais, no caso a luta contra o preconceito de uma sociedade hipócrita como a americana. MILK é assim um filme documental. E isso não se justifica apenas pela história, real, mas, pela recriação do ambiente, a São Francisco permeada pelas lutas dos direiros homossexuais dos anos 70.

(Na verdade, acabei de voltar daquela que deve ser a última sessão do filme nas salas de Belo Horizonte. Melhor para mim, paguei apenas R$ 2,00 pelo ingresso, a sala estava vazia e ainda tive o prazer de não assistir cinco minutos de propaganda e mais dez minutos de trailler.)

Ficha Técnica
MILK - A voz da igualdade
Direção: Gus van Sant
Duração: 128 min
EUA/2008

Nenhum comentário:

 
Creative Commons License
Estrela Torta by Juliana Semedo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License
BlogBlogs.Com.Br