domingo, maio 10, 2009

Wolverine

X-men Origins: Wolverine não é filme ruim. Vale como uma boa diversão, especialmente em uma noite de sábado em que o que você mais deseja é esvaziar sua cabeça e se esquecer da semana atribulada pela qual passou.


Entretanto, aprofundando um pouco mais a análise, assim como todos os outros filmes de heróis, Wolverine não consegue ir além e se deslocar um pouco daquele lugar-comum de que todo herói é motivado por um forte sentimento de vingança. Além disso, vingar-se deseu inimigo é um ato totalmente justificado, já que você foi enganado e tiraram de você de tudo o que de maior valor você tinha.
A mesma análise em que fiz para filmes que retratam a ameaça do fim da humanidade, vale para os filmes de heróis. Além de apresentarem como pressuposto um mote bastante raso como a vingança pela vingança, há um certo abuso de cenas de ação. Há uma maior preocupação com a efeitos especiais de lutas, explosões, em detrimento de todo o conflito psicológico do justiceiro que poderia ser muito bem explorado. Grande parte desses quadrinhos, sobretudo aqueles que tem o selo da Marvel, a qual Wolverine pertence, sempre primaram muito pela carga psicológica desses personagens, bastante controversos.
Nada contra o motor da história seja a vingança, que fique claro isso. O problema é a forma como a vingança é abordada, sempre buscando justificativa para os atos dos justiceiros. Não seria mias inteligente abordar todo complexidade psicológica que advêm como consequencia desse desejo de justiça? O Batman, nesse ponto, é ainda a meu ver o único filme desse universo que consegue sair do lugar comum.
Fico com a seguinte dúvida. É mais atrativo financeiramente fazer um filme descerebrado como Wolverine por que o público ainda tem preguiça de pensar?

**

Notas de bastidores:

A direção de Wolverine foi oferecida a Zack Snyder, aquele que dirigiu 300 e depois se redimiu como Watchmen. Snyder recusou porque desejava fazer um filme com censura. Não dirigiu, porque Hugh Jackman, que também é produtor de Wolverine, queria uma história própia para maiores de 13 anos. Deu para entender agora, né?
Só que o grande problema é que o público alvo de Wolverine, aquele que tinha o hábito de acompanhar o quadrinho já passou dos 30.

Um comentário:

Huarlei. disse...

Eu tenho uma teoria de que todos os filmes de heróis são iguais. Além de ser tudo muito fixional, eles não fogem muito daquele lugar comum como você disse. Não tem um enredo muito preparado, eles preferem ser premiados pelos efeitos especiais do que pelo roteiro. Não entendo muito de cinema, mas só quis registrar minha vinda por aqui. Seu blog tá legal Ju, bem interessante.

 
Creative Commons License
Estrela Torta by Juliana Semedo is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License
BlogBlogs.Com.Br